Conhecer bem o produto é fundamental para a hora da venda.

Quando assumimos qualquer função numa empresa temos a obrigatoriedade de refletirmos sobre o que é a empresa, o que ela oferece ao mercado e especificamente qual a minha missão individual dentro dela. Ou seja, de que forma contribuirei nos objetivos da área em que estou inserido, objetivando o sucesso da organização como um todo.

 

Na área comercial, uma das coisas mais relevantes é o nível de preparo da equipe interna e externa para vender os produtos, conhecer bem suas principais características, seus benefícios. Estes profissionais enfrentarão, por exemplo, inúmeras objeções e precisarão estar preparados para lidar com elas de uma maneira profissionalizada. Bem como, se planejar e saber que atitudes e ações tomar, quando isso ocorrer.

 

Quando um cliente visita, por exemplo, uma loja de produtos eletrônicos, o que ele está comprando? Na maioria das vezes, ele busca características ou benefícios que não fará questão nenhuma de comentar com o vendedor, em alguns casos até pode dificultar para ele a identificação exata do que busca, quando sabe o que quer. Cabe sim, a quem está ali “no front”, abordar de maneira adequada, questionando de forma receptiva e respeitosa e conduzindo as primeiras definições.

 

Estamos preparados para vender? Quando é chegada a hora, temos que passar muita confiança sobre tudo que ali está sendo oferecido. Necessitamos dedicar, antecipadamente, boas horas para o conhecimento total de tudo que envolve esses produtos. Por vezes, até buscar informações de outros setores como: criação e desenvolvimento, identificando vantagens competitivas e curiosidades comparando até mesmo com produtos concorrentes ou substitutos; compras, matérias-primas diferenciadas, exclusividades; financeiro, facilidades de pagamento potencializando o acesso ou até mesmo maior volume de peças.

 

Vale o seguinte reforço: todos nós somos clientes, compradores em muitos momentos, isso praticamente todos os dias. Já nos deparamos muito com vendedores despreparados e com baixíssimo conhecimento do produto que está apresentando, não temos dúvida alguma sobre a influência disso para nossa tomada de decisão. Não é mesmo?

 

Então, estude, estude muito, tudo que tiver relação com seu mix de produtos. Do que ele é feito, qual a composição, as desvantagens dos concorrentes, o que o cliente ganhará adquirindo seus produtos, serviços extras que poderão ser agregados e não esqueça de preparar uma boa apresentação, até mesmo técnica, se isso for determinante.

 

Próximo ponto que vamos trabalhar aqui no nosso blog, na área de vendas, será objeções, tipos, porque elas sempre existirão e algumas dicas para combatê-las. Até o próximo artigo!

 

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