Indicadores de Desempenho: para que servem?

Os KPI’s (Key Performance Indicator) são medidas quantificáveis (quantitativos e/ou qualitativos) para compreender se os objetivos estão sendo atingidos. Consequentemente, estes indicadores determinam se é preciso tomar atitudes diferentes que melhorem os resultados atuais. Indicadores de desempenho junto com a identificação dos projetos ou processos-chave da empresa garantem o sucesso da organização. O resultado é a criação de não mais do que cinco indicadores desses processos, que poderão ser aprimorados de acordo com a sua utilização.

 

 

A medição dos indicadores é necessária para confirmar que os esforços despendidos na melhoria dos processos chaves tiveram efeito. A medição está associada ao melhoramento desses processos. A medição serve para: controle, estimativa, tomada de decisão, identificação de problemas, solução de problemas, avaliação de melhoramentos (monitoramento de implantação da estratégia, feedback contínuo, parte do processo gerencial).

O indicador tem como parâmetro medir a diferença entre a situação desejada (meta) e a situação atual.

 

 

Um indicador de desempenho não é como qualquer outro indicador. Ele precisa estar orientado para a saúde operacional da empresa, ou seja, só se pode afirmar que um indicador é de desempenho quando ele melhorar e o resultado operacional da empresa também melhorar. É importante que o gestor entenda a importância do objetivo estratégico e do indicador de desempenho na gestão da empresa. As medidas de desempenho são sinais vitais da organização, pois elas comunicam o objetivo estratégico, os resultados dos processos e o controle e as melhorias dentro dos processos. A gestão dos indicadores de desempenho permite aos gestores monitorarem a situação real da empresa, identificando os pontos que necessitam de maior atenção.

 

 Mais informações:http://www.fnq.org.br/informe-se/artigos-e-entrevistas/artigos/estabeleca-indicadores-de-desempenho-e-meca-seus-resultados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *