Persona, o que é e como ela pode ajudar sua estratégia de marketing

Muito utilizado no marketing digital, este termo é utilizado para definir um tipo de cliente ideal entre aqueles que compõem o seu público-alvo. Vale muito esclarecer que são duas coisas bastante diferentes e distintas. Público-alvo inclui todas as pessoas que podem vir a se interessar por seus produtos e serviços. Já a persona foca no detalhe desse público, ela é parte dele, porém estabelece perfis muito mais direcionados.

 

A melhor forma de entender o que é persona, passa pela sistemática de observação dos seus clientes, tanto potenciais quanto aqueles que já são atendidos hoje. Quanto maior sua capacidade de elaborar boas perguntas sobre o seu público, mais perto do perfil ideal de cliente você chegará e assim então poder identificar com facilidade para qual ou quais personas as estratégias de marketing devem ser direcionadas.

 

Temos algumas boas razões para trabalharmos com personas em nossas estratégias. Levantamento do tipo de conteúdo a ser desenvolvido, qual a linguagem que pode ser mais bem recebida, definição de palavras-chave para buscas, projetar qual estilo e periodicidade de ações nas plataformas possíveis, inclusive podendo ser mais assertivo na escolha delas.

 

Se você está disposto a criar uma ou mais personas que o ajudem a criar e implementar estratégias digitais para sua empresa, já adiantamos que não é tão complicado assim, mas com certeza dará um trabalhinho. Eleja um inquisidor, esse profissional irá preparar uma extensa lista de perguntas que estão relacionadas ao seu público-alvo. Quanto mais detalhado, tanto perguntas quanto respostas, mais precisas serão as personas criadas.

 

Preparamos aqui uma lista básica, mas eficiente, de perguntas que poderão ser feitas:

 

  • Que idade preponderantemente seu cliente tem?
  • Sua situação familiar?
  • Nível de formação, conhecimento, vivência?
  • Profissão em que atua e área com maior experiência?
  • Sua capacidade de investimento e formas mais utilizadas?
  • Que assuntos ele mais se interessa, pessoais e profissionais?
  • Que frequência ele costuma comprar? De que maneira?
  • Quais as vantagens que ele busca ao comprar?
  • Ele tem poder de decisão? É de alguma forma influenciado?
  • Qual o seu grau de maturidade digital?
  • Quais mídias ele costuma acessar?

Dedique-se ao desafio proposto, faça a si próprio as questões e claro, também à sua equipe. Estude, investigue, tente verdadeiramente entender como seus clientes se comportam e o que podem esperar da sua empresa no mercado. Com um bom trabalho em mãos, fica muito mais fácil construir textos, anúncios focados e atingir bons resultados.

Para te ajudar, preparamos uma ferramenta para download e com ela você pode definir a (as) persona (as) do seu negócio. Clique aqui para baixar!

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